Trump diz que tarifas sobre carros serão anunciadas nos próximos dias e sugere isenções recíprocas
Trump propõe tarifas sobre importações de automóveis com possibilidade de isenções para alguns países. O anúncio faz parte de uma política comercial mais ampla que visa retaliar parceiros comerciais considerados injustos.
Trump anuncia tarifas sobre importações de automóveis nos próximos dias, com isenções possíveis para alguns países.
Nesta segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que irá implementar tarifas "recíprocas" até 2 de abril.
O propósito das tarifas é corresponder às taxas e barreiras comerciais impostas aos produtos americanos. Trump mencionou que poderá oferecer isenções para alguns parceiros comerciais.
Ele destacou: “Posso dar muitas isenções para vários países” e indicou que as tarifas específicas sobre setores como madeira e semicondutores vêm no futuro.
Além disso, uma tarifa de 25% será aplicada sobre a compra de petróleo venezuelano por outras nações, a partir de 2 de abril.
As declarações de Trump refletem sua abordagem errática à política comercial, causando incertezas entre investidores e governos estrangeiros. O índice do dólar teve variações após os anúncios.
A expectativa é que o “Dia da Libertação” em 2 de abril marque uma política mais protecionista, e países afetados estão buscando reuniões com autoridades dos EUA para discutir concessões e evitar tarifas.
- Chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, se reunirá com secretários de Comércio dos EUA.
- Índia planeja buscar isenções durante negociações comerciais.