HOME FEEDBACK

Trump diz que taxará carros, mas alguns países terão “desconto”

Trump anuncia tarifas sobre automóveis e petróleo venezuelano como parte de uma estratégia para equilibrar a balança comercial. O presidente promete tarifas recíprocas "muito fortes" para combater práticas comerciais desleais e intensificar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro.

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou que tarifas sobre automóveis serão aplicadas “em breve”, juntamente com uma nova taxa de 25% sobre países que comprarem petróleo ou gás da Venezuela.

Essas medidas visam equilibrar a balança comercial e fortalecer a produção interna. As tarifas entrarão em vigor na 4ª feira (2 de abril de 2025).

Trump, em declaração na Casa Branca, mencionou que algumas tarifas poderão sofrer ajustes e países poderão “ter descontos”. No entanto, afirmou que os EUA adotarão tarifas recíprocas “muito fortes” contra “trapaças comerciais”.

A tarifa sobre o petróleo venezuelano justifica-se como uma ofensiva contra o governo de Nicolás Maduro e elevou os preços do petróleo no mercado internacional.

A Casa Branca ainda não especificou quais setores serão afetados pelas tarifas futuras. Trump indicou possíveis taxações em produtos como farmacêuticos, alumínio, madeira e semicondutores.

O mercado reagiu positivamente, com o índice S&P 500 subindo quase 1,8%, atingindo o maior nível em 2 semanas. Governos parceiros dos EUA buscam negociações para evitar sanções.

Trump alegou que a tarifa sobre a Venezuela é resposta à deportação de “dezenas de milhares de criminosos”, incluindo integrantes da gangue Tren de Aragua, e à hostilidade da Venezuela em relação aos EUA.

A medida foi acionada com base na Lei de Inimigos Estrangeiros de 1978.

Leia mais em poder360