Trump diz que vai aumentar tarifa sobre aço e alumínio do Canadá para 50%
Trump impõe nova tarifa de 25% sobre aço e alumínio canadenses em resposta a retaliações. O presidente também ameaça aumentar tarifas sobre carros caso o Canadá não elimine barreiras sobre produtos agrícolas dos EUA.
Trump aumenta tarifas sobre importação do Canadá
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (11) uma nova tarifa de 25% sobre todo o aço e alumínio importados do Canadá, elevando a tarifa total para 50%.
“Isso entrará em vigor amanhã de manhã, 12 de março,” declarou Trump em sua rede social Truth Social.
A medida responde à retaliação do Canadá, que implementou uma sobretaxa de 25% sobre as exportações de eletricidade para três estados dos EUA.
Trump também mencionou que, se o Canadá não remover suas tarifas sobre laticínios e outros produtos dos EUA, **aumentará substantialmente** as tarifas sobre carros no dia 2 de abril.
“O Canadá deve imediatamente retirar sua Tarifa Antiamericana de Agricultores de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, considerada ultrajante”, afirmou o presidente.
“Se outras tarifas flagrantes e de longa data não forem igualmente eliminadas, aumentarei substancialmente as tarifas sobre carros, o que encerrará permanentemente o negócio de fabricação de automóveis no Canadá,” completou.