Trump diz que violência em Washington é pior do que em capitais como Brasília e Bogotá
Trump compara taxas de homicídio em Washington a cidades consideradas perigosas no mundo. Ele anunciou medidas de controle da violência, incluindo o uso da Guarda Nacional.
Donald Trump afirmou que a violência per capita em Washington é mais alta do que em outras capitais, incluindo Brasília, Bogotá, Cidade do México e Bagdá.
Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente anunciou o controle federal da polícia local e a ativação da Guarda Nacional.
Trump baseou suas declarações em gráficos do ano de 2024, revelando que Washington possui uma taxa de homicídios de 27,54 a cada 100.000 habitantes, superior a Bogotá (15,1). Outros locais como Ciudad do México, Islamabad, Lima, Ottawa, Paris e Havana também estão atrás.
Ele mencionou que os números são o dobro dos registrados em Brasília, Bagdá, Cidade do Panamá e San José. Trump admitiu ainda que outras cidades dos EUA, como Nova York, Los Angeles e Chicago, possuem problemas semelhantes.
O presidente não citou cidades controladas por republicanos, como Memphis, Nova Orleans e St. Louis, que têm taxas de homicídio superiores a Washington, segundo estudos.
Embora os crimes violentos em Washington tenham caído 26% neste ano e os homicídios 12%, a proporção ainda é considerada alta para uma população de cerca de 700.000 habitantes.