Trump e Netanyahu discutem novos planos para Gaza
Netanyahu e Trump discutem estratégias para derrotar o Hamas e encerrar a guerra em Gaza. Brasil e países da Europa condenam a expansão das operações militares, alertando para a crise humanitária.
Conversa entre líderes: O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre planos para derrotar o Hamas e “encerrar a guerra”.
Data da conversa: O gabinete de Netanyahu informou que a ligação ocorreu no domingo, 10 de agosto de 2025.
Planos discutidos: Os líderes conversaram sobre o controle dos redutos restantes do Hamas em Gaza, visando a libertação de reféns e a derrota do grupo.
Aprovação do gabinete: Na última sexta-feira, 8 de agosto, o gabinete de segurança de Israel aprovou a proposta de Netanyahu para assumir o controle da Cidade de Gaza.
Objetivos do plano: O plano consiste em 5 princípios:
- Desarmamento do Hamas;
- Retorno de todos os reféns;
- Desmilitarização de Gaza;
- Controle de segurança de Israel em Gaza;
- Administração civil alternativa ao Hamas e à Autoridade Palestina.
Intenção de Netanyahu: Em entrevista, ele declarou a intenção de assumir o controle militar total da Cidade de Gaza e entregar a administração a forças árabes.
Críticas à divulgação: O governo brasileiro “deplorou” a decisão de expandir operações militares e alertou sobre a situação humanitária. Países europeus do Conselho de Segurança da ONU também condenaram as ações de Israel.
Contexto da guerra: O conflito começou em 7 de outubro de 2023, após um ataque do Hamas que resultou em 1.200 mortes e 251 reféns. Israel respondeu com bombardeios e operações terrestres.