Trump e Netanyahu se reúnem amanhã para tratar sobre cessar-fogo em Gaza
Trump e Netanyahu se encontram para discutir cessar-fogo em meio a tensões em Gaza. Proposta inclui libertação de reféns e retirada gradual das tropas israelenses.
Reunião entre Trump e Netanyahu ocorrerá na segunda-feira, na Casa Branca.
O foco será um possível cessar-fogo provisório de 60 dias entre Israel e o Hamas, dependendo das negociações em Doha, Catar.
A proposta de cessar-fogo foi aceita por Netanyahu e recebeu uma resposta positiva do Hamas, que busca emendas inicialmente consideradas "inaceitáveis" por Israel.
As emendas serão discutidas por ambas as delegações em Doha, mediadas pelo Egito, Catar e EUA.
Trump deseja concretizar o acordo rapidamente, com a assinatura prevista para próxima semana.
O acordo inclui:
- Libertação de reféns mantidos pelo Hamas;
- Libertação de prisioneiros palestinos;
- Abertura de passagens para ajuda humanitária em Gaza.
Atualmente, cerca de 50 reféns estão na Faixa de Gaza, com cerca de 20 vivos.
O plano prevê a retirada gradual das tropas de Israel e o cronograma das liberdades de prisioneiros. A proposta ainda sugere que, se as negociações falharem, o cessar-fogo temporário poderá ser ampliado.
Desde o início da ofensiva israelense, ocorreram duas tréguas, a primeira em novembro de 2023 e a segunda em janeiro e março de 2024.
O governo de Netanyahu relaciona o fim da guerra à saída do Hamas, enquanto o grupo exige a retirada total das tropas israelenses.
A ofensiva foi desencadeada após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, resultando em numerosas mortes tanto em Israel quanto em Gaza.
Esta será a terceira reunião entre Trump e Netanyahu desde o retorno de Trump ao poder, evidenciando a estreita relação entre ambos.