HOME FEEDBACK

Trump enaltece ataques aos houthis do Iêmen e avisa que o pior 'está por vir'

Trump afirma que ataques aos houthis desestabilizaram a capacidade do grupo no Iêmen, mas alerta sobre possíveis consequências para o Irã. A tensão no mar Vermelho aumenta com a continuidade das ameaças e os recentes ataques a navios comerciais.

Donald Trump afirmou ter "dizimado" o movimento dos houthis no Iêmen, que controla a maior parte do país.

Em mensagem na rede social Truth, ele comentou sobre pesadas baixas entre líderes e combatentes do grupo nas últimas duas semanas, destacando que os EUA estão atacando "dia e noite".

Trump ainda pediu que os houthis cessassem os ataques aos navios americanos no mar Vermelho, alertando que "a verdadeira dor ainda está por vir" se não pararem.

Ele também fez ameaças ao Irã, enfatizando que o país enfrentará consequências caso os ataques persistam.

Em resposta, o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, declarou que, se atacado, o Irã "receberá um golpe recíproco e forte", mas não vê probabilidade de um ataque externo e advertiu contra sedições internas.

Os houthis haviam anunciado em novembro de 2023 a intenção de atacar navios relacionados a Israel em retaliação à guerra na Faixa de Gaza, resultando em cerca de cem ataques. Esses ataques, embora em sua maioria sem consequências sérias, causaram uma redução significativa no tráfego marítimo pelo canal de Suez.

Leia mais em exame