HOME FEEDBACK

Trump encontra ex-rebelde que governa a Síria

Encontro marca uma nova era nas relações EUA-Síria após a queda de Bashar al-Assad. Trump suspende sanções com objetivo de apoiar o novo governo sírio liderado por Ahmad al-Sharaa.

Donald Trump se encontra com Ahmad al-Sharaa

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve um encontro com o líder sírio Ahmad al-Sharaa em 14 de maio de 2025, na Arábia Saudita.

A reunião bilateral, de 33 minutos, reforça a legitimidade de al-Sharaa, que se tornou presidente após a queda de Bashar al-Assad.

Segundo o New York Times, o encontro marca uma mudança nas relações diplomáticas, após meses de distanciamento do governo Trump devido a incertezas sobre al-Sharaa.

O diálogo ocorreu um dia após Trump anunciar a supressão de sanções contra a Síria e precedeu uma cúpula com líderes árabes. Entre os temas discutidos, estão as medidas de contraterrorismo implementadas pelo governo de al-Sharaa.

A alliance rebelde HTS derrubou Assad em dezembro de 2024 e busca eliminar as sanções internacionais.

Trump explicou a suspensão das sanções como uma oportunidade para que o novo governo sírio possa “brilhar”, e foi aplaudido pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

As sanções dos EUA, que vetam a importação de petróleo sírio e congelam ativos de autoridades locais, foram intensificadas após a Primavera Árabe. Trump afirmou que, embora as restrições tenham sido essenciais, é hora da Síria mostrar seu potencial.

Leia mais em poder360