Trump está acompanhando de perto cúpula do Brics, diz Casa Branca
Trump monitora cúpula do Brics, buscando proteger interesses dos EUA. A secretária de Imprensa alerta que medidas adicionais de taxação podem ser impostas a países que adotarem políticas antiamericanas.
Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, acompanha atentamente a cúpula do Brics no Rio de Janeiro, pois acredita que os países do bloco estão tentando “minar os interesses dos EUA”.
Leavitt ressaltou que é a responsabilidade principal de Trump colocar os interesses dos EUA em primeiro lugar, garantindo que o país seja tratado de forma justa no cenário mundial.
No domingo, durante o primeiro dia da cúpula, Trump anunciou em suas redes sociais que países que se alinharem a políticas antiamericanas do Brics terão suas exportações para os EUA taxadas em 10% adicionais, sem exceções.
A medida segue a declaração da cúpula, onde o grupo de economias emergentes defendeu que cada país pode estabelecer seus próprios marcos regulatórios sobre IA (Inteligência Artificial). Além disso, condenaram as “medidas coercitivas unilaterais” e os ataques dos EUA e Israel ao Irã, com um cuidado notável em não mencionar Trump.
Esta não é a primeira vez que Trump ameaça o Brics. Em 2025, já havia falado sobre taxar em 100% os países do bloco se criassem uma moeda alternativa ao dólar.