Trump estabelece 15% como tarifa básica e 50% para países com quem 'não temos nos dado muito bem'
Trump anuncia tarifas recíprocas de 15% a 50% para diferentes países, afetando diretamente o Brasil. A medida é parte de uma estratégia mais agressiva para revisar acordos comerciais e regulamentações.
Presidente dos EUA, Donald Trump, sugere tarifas recíprocas de 15% a 50%
Trump comentou durante uma cúpula sobre IA em Washington: “Vamos ter uma tarifa simples e direta de algo entre 15% e 50%.”
Brasil incluído na tarifa de 50%
A tarifa alta foi atribuída pela postura do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a abertura de uma investigação sobre práticas comerciais desleais relativas a empresas de tecnologia dos EUA no Brasil.
Tarifas mais agressivas
O anúncio de tarifas a 15% indica uma intensificação por parte de Trump nas tarifas sobre exportações de vários países, buscando a imposição de taxas contra aqueles sem acordos comerciais estabelecidos.
No início do mês, Trump mencionou cartas com tarifas de “provavelmente 10% ou 15%” para mais de 150 países, sendo que a tarifa básica para pequenos países seria de 10%.
Possibilidade de acordos
Embora Trump tenha promovido tarifas como “acordos,” ele deixou a porta aberta para tratados que possam reduzir taxas. Na terça-feira, reduziu a tarifa ao Japão de 25% para 15% em troca de concessões.
Tratativas com a União Europeia
Trump afirmou que as negociações com a UE estão “sérias” e que tarifas mais baixas seriam possíveis caso a UE abra seu mercado para empresas americanas.