Trump estende prazo para acordo com União Europeia até 9 de julho
Trump prorroga prazo para negociações tarifárias com a UE e busca acordo comercial até 9 de julho. As discussões ficam mais urgentes após preocupações com a economia e a pressão do mercado.
Donald Trump concorda em estender o prazo para negociação de tarifas com a União Europeia até 9 de julho.
A decisão foi anunciada por Trump em rede social após conversas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no último domingo (26.mai.2025).
As negociações se intensificaram na sext-feira (23.mai), com Trump expressando frustração pela lentidão e ameaçando aumentar tarifas para 50% em produtos importados da UE.
Inicialmente, em abril, Trump anunciou tarifas de 20% sobre a maioria dos produtos da UE, reduzindo para 10% devido à pressão do mercado e o impacto nas bolsas de valores.
O novo prazo foi definido após Ursula afirmar que a Europa está pronta para avançar nas negociações, mas precisa de tempo até 9 de julho para um bom entendimento comercial.
No entanto, uma taxa de 25% sobre aço e alumínio da UE continua em vigor, enquanto a UE suspendeu a tarifa de 25% sobre produtos norte-americanos planejada anteriormente.
Os termos finais do possível acordo comercial e o sucesso das negociações ainda são incertos.