Trump estuda demitir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), diz assessor
Trump avalia demissão de Jerome Powell após críticas sobre política monetária. Assessor da Casa Branca indica que novas interpretações jurídicas estão sendo consideradas sobre a possibilidade de destituição do presidente do Fed.
Assessoria da Casa Branca afirma que Donald Trump e sua equipe consideram demitir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed).
A informação foi divulgada por Kevin Hassett e ocorre após Trump intensificar críticas a Powell, acusando-o de "fazer política" por não cortar as taxas de juros. Trump afirmou que pode demiti-lo "muito rápido".
Hassett, que anteriormente se opôs à demissão, parece ter mudado de ideia, embora não tenha esclarecido a nova análise jurídica que embasa tal decisão.
A Suprema Corte dos EUA está avaliando um caso que pode influenciar se Trump tem autoridade para demitir Powell, que já afirmou que a lei não permite sua destituição e que pretende completar seu mandato até maio de 2026.
Powell, membro do Conselho de Governadores do Fed até janeiro de 2028, não acredita que o atual caso em apelação se aplique ao Fed.
No passado, Trump expressou descontentamento com Powell, nomeado por Barack Obama, especialmente após o aumento das taxas de juros. Recentemente, Trump voltou a criticar Powell por não reduzir as taxas, apontando que as tarifas agressivas poderiam afetar a inflação e o crescimento econômico.