Trump fala com presidente egípcio sobre Gaza e 'possíveis soluções' para o conflito
Trump discute com Al Sisi soluções para o conflito em Gaza e a situação no Iêmen. A conversa surge após a recente escalada de violência e propostas de cessar-fogo do Egito e Catar.
Trump discute Gaza com líder egípcio
No dia 1º de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que teve uma conversa por telefone com o presidente do Egito, Abdul Fattah al Sisi, sobre a situação na Faixa de Gaza e "possíveis soluções" para o conflito com Israel.
A conversa foi descrita como "muito fluida". Trump comentou sobre o progresso militar contra os houthis no Iêmen e a prontidão militar, mas não revelou detalhes específicos sobre Gaza.
Este contato ocorre duas semanas após Israel ter rompido uma trégua de dois meses com o Hamas, resultado em mais de mil mortes em Gaza desde a retomada das ofensivas em 18 de março.
- O Egito e o Catar propuseram uma nova trégua ao Hamas, que foi aceita no último sábado.
- Israel apresentou uma contraproposta ao plano em coordenação com Washington.
O Escritório das Nações Unidas (OCHA) e o UNICEF solicitaram a reabertura das passagens de ajuda humanitária em Gaza, devido à situação crítica da população frente ao bloqueio israelense que persiste há quase um mês.
O Egito recebeu US$ 1,3 bilhão em ajuda militar dos EUA no ano passado e tem se envolvido em ações contra os rebeldes houthis, que Trump afirmou terem sofrido grandes perdas em recentes ofensivas.
Trump também advertiu que o pior "ainda está por vir" se os ataques a embarcações americanas no Golfo de Áden não cessarem.