Trump fará chamada com Zelensky antes de reunião com Putin
Zelensky se reúne com líderes ocidentais antes de importante encontro entre Trump e Putin. Chamada visa reforçar a posição da Ucrânia enquanto negociações territoriais são discutidas.
Dois dias antes do encontro entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, o norte-americano participará de uma chamada em vídeo com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, nesta quarta-feira (13.ago.2025).
Zelensky estará em Berlim para um encontro com o chanceler Friedrich Merz. A chamada visa atuar como um “contrapeso” à reunião entre Trump e Putin em uma base militar no Alasca.
Participarão da chamada além de Zelensky e Merz, os líderes da:
- Finlândia
- França
- Reino Unido
- Itália
- Polônia
- União Europeia
- Otan
Após a confirmação da reunião, Trump destacou que as negociações serão “complicadas”, mas que ambos os lados poderiam se beneficiar ao ceder territórios.
Zelensky declarou, no dia 12.ago, que a Ucrânia não reconhecerá decisões sobre o país tomadas na reunião entre Rússia e EUA.
A Ucrânia, desde a invasão russa em fevereiro de 2022, rejeita propostas para ceder território em troca de um cessar-fogo.
A Rússia demanda que a Ucrânia ceda partes de regiões como Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia, Kherson, além da Crimeia, anexada em 2014. Por outro lado, a Ucrânia reivindica a retirada das tropas russas e garantias de segurança.
A última rodada de negociações em Istambul resultou apenas em trocas de prisioneiros e restos mortais, sem avanços significativos para interromper a guerra.