Trump faz “apaziguamento moderno” em relação à Rússia, diz Biden
Biden critica abordagem de Trump em relação à Rússia e Ucrânia, comparando-a ao apaziguamento de Hitler. Ex-presidente ressalta que essa postura pode prejudicar a confiança da Europa nos Estados Unidos.
Joe Biden, ex-presidente dos EUA e membro do Partido Democrata, acusou Donald Trump, atual líder e do Partido Republicano, de promover uma política de “apaziguamento moderno” em relação à Rússia e ao conflito com a Ucrânia.
Biden fez a comparação com as tentativas de Neville Chamberlain de apaziguar Adolf Hitler na década de 1930.
Durante uma entrevista à BBC, expressou sua preocupação com a possibilidade de a Europa “perder a confiança” nos EUA.
Ele afirmou que Vladimir Putin acredita ter “direitos históricos sobre a Ucrânia” e que a ideia de que a guerra acabaria com a cessão de território, proposta por Trump, é “simplesmente tola”.
Esta foi a 1ª entrevista de Biden desde que deixou a Casa Branca, em janeiro.
Biden alertou que um colapso nas relações entre EUA e Europa sob a administração Trump “mudaria a história do mundo moderno”.
Ele disse: “Temo que nossos aliados ao redor do mundo comecem a duvidar se permaneceremos onde sempre estivemos nos últimos 80 anos”.
Além disso, Biden criticou o encontro de Trump com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, classificando como incompatível com os valores dos EUA.
Sobre suas próprias ações na Ucrânia, declarou: “Demos a eles tudo o que precisavam para garantir sua independência e estávamos preparados para responder, de forma mais agressiva, se Putin agisse novamente”.
Por fim, ele criticou Trump por ideias como o controle do Canal do Panamá, tornar o Canadá o 51º estado dos EUA e controlar a Groenlândia: “Que diabos está acontecendo aqui? Que presidente fala assim?”, questionou Biden.
“Somos a favor da liberdade, da democracia, da oportunidade, não do confisco”, concluiu.