HOME FEEDBACK

Trump fica ‘irritado’ e ameaça tarifa de 200% sobre vinho e champagne franceses

Trump intensifica a guerra comercial ao ameaçar tarifas de 200% sobre bebidas alcoólicas da França em resposta a impostos da UE sobre produtos americanos. O impacto nas ações de fabricantes europeus de bebidas alcoólicas já é perceptível no mercado.

Trump ameaça tarifas de 200% sobre bebidas alcoólicas da França e UE

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que pode impor uma tarifa de 200% sobre vinho, champagne e outras bebidas alcoólicas da França e da União Europeia.

A ameaça é uma retaliação aos planos da UE de tributar exportações de bourbon americano. Trump afirmou que, se o imposto for mantido, as tarifas sobre os produtos europeus entrarão em vigor.

As ações de fabricantes europeus, como a LVMH e Pernod Ricard, caíram acentuadamente após o anuncio.

Laurent Saint-Martin, ministro do Comércio francês, comentou que a França não cederá às ameaças e protegerá suas indústrias.

Depois de ganhos nos mercados americanos, as ações voltaram a cair. Em resposta às tarifas de aço e alumínio de Trump, a UE planeja impor taxas sobre produtos americanos avaliados em € 26 bilhões (US$ 28,3 bilhões).

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse que Trump está irritado com as medidas da UE e que as conversas sobre tarifas estão planejadas.

Trump também anunciou uma nova rodada de tarifas em três semanas, afetando diversos setores, como automóveis e produtos farmacêuticos.

As incertezas sobre sua estratégia tarifária têm gerado preocupações sobre os mercados, com o S&P 500 em queda de quase 10% desde fevereiro. Trump afirma que as tarifas são necessárias para revitalizar a indústria americana.

No passado, Trump já havia ameaçado tarifas sobre o vinho francês, mas recuou após um acordo com Emmanuel Macron.

Leia mais em bloomberg