HOME FEEDBACK

Trump gera temores de guerra comercial à medida que as tarifas afetam aliados

Governo dos EUA anuncia tarifas sobre veículos importados, provocando retaliações de aliados e acirrando tensões comerciais. Com impactos significativos no setor automobilístico global, países como Canadá e Japão se preparam para respostas contundentes.

Governo dos EUA anuncia tarifa de 25% sobre veículos importados, gerando tensões comerciais globais.

A tarifa entrará em vigor em 3 de abril, após Trump anunciar tarifas recíprocas contra países responsáveis pelo déficit comercial dos EUA.

Em 2024, os EUA importaram US$474 bilhões em produtos automotivos, com México, Japão, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha como principais fornecedores.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, critica a medida e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, fala em retaliação.

O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, pede uma resposta firme da UE e classifica as tarifas como um “sinal fatal” para o comércio global.

França e Reino Unido também expressam preocupação. O ministro das Finanças francês, Eric Lombard, chama o plano de "notícias muito ruins".

China critica a abordagem dos EUA como violadora de regras da OMC e pede uma solução multilateral.

Ações das montadoras no Japão e na Coreia do Sul caem, e o Japão promete explorar todas as opções em resposta.

Trump sugere tarifas ainda maiores se a UE e o Canadá retaliaram. Analistas prevêem aumento de preços e queda na demanda no setor automotivo global.

Expectativas futuras indicam incerteza comercial prolongada sob a administração de Trump.

Leia mais em infomoney