HOME FEEDBACK

Trump interrompe negociações com Canadá e abala otimismo sobre acordos tarifários

Trump encerra negociações comerciais com o Canadá após imposto digital, prometendo tarifas adicionais. A interrupção ameaça reverter a calma nas relações comerciais entre os dois países.

Trump interrompe negociações com o Canadá

O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu suspender abruptamente as negociações comerciais com o Canadá devido a um novo imposto sobre empresas de tecnologia, classificando-o como um "ataque flagrante".

Trump anunciou que, na próxima semana, estabelecerá uma nova tarifa sobre produtos canadenses. Esta medida reverte a calma nas relações comerciais com o segundo maior parceiro comercial dos EUA, poucos dias após um otimismo expressado pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.

A suspensão segue o anuncio do ministro das Finanças canadense, François-Philippe Champagne, sobre a implementação do imposto sobre serviços digitais a partir de 30 de junho, afetando gigantes como Amazon, Meta, Google e Apple.

Em sua plataforma Truth Social, Trump afirmou: "Com base nesse imposto ultrajante, estamos encerrando TODAS as discussões sobre comércio com o Canadá, com efeito imediato." Ele prometeu informar o Canadá sobre a nova tarifa em até sete dias.

Dados do US Census Bureau apontam que o Canadá comprou US$ 349,4 bilhões em produtos dos EUA e exportou US$ 412,7 bilhões no último ano.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, havia proposto que os países buscassem um novo acordo econômico e de segurança dentro de 30 dias.

Apesar do caos nas negociações, as ações dos EUA tiveram um desempenho recorde nesta sexta-feira (27).

Leia mais em folha