HOME FEEDBACK

Trump mandará mísseis Patriot para Ucrânia; enviado dos EUA visita Kiev

Keith Kellogg discute envio de mísseis e apoio militar para a Ucrânia em Kiev. A mudança na postura de Trump reflete a crescente insatisfação com a Rússia e a urgência por mais recursos defensivos para a Ucrânia.

Keith Kellogg, enviado de Donald Trump à Ucrânia, iniciou conversações em Kiev sobre segurança e sanções contra a Rússia, após anuncio de mísseis Patriot para a Ucrânia.

Trump, em um afastamento de sua posição anterior, deve propor um novo plano para armar a Ucrânia com armas ofensivas, segundo o site Axios.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, busca mais recursos defensivos contra ataques da Rússia, que controla cerca de um quinto da Ucrânia.

Trump afirmou: “Enviaremos Patriots, que eles precisam desesperadamente... Vamos lhes enviar equipamentos militares sofisticados, e eles vão nos pagar 100% por isso”.

Não foi especificado quantos mísseis Patriot serão enviados, mas Trump declarou que os EUA serão reembolsados pela União Europeia.

Trump também se reunirá com Mark Rutte, secretário-geral da Otan, e o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, visitará Washington.

A Alemanha se ofereceu para financiar os sistemas Patriot para a Ucrânia, conforme proposta do chanceler Friedrich Merz.

Em ligação com Trump, Putin expressou interesse por um fim negociado na guerra, mas não recuou de seus objetivos.

Zelenskiy instruiu comandantes militares a discutir capacidades da Rússia e necessidades da Ucrânia com Kellogg, incluindo tópicos de defesa, armazenamento e cooperação EUA-Ucrânia.

Conflito resulta em centenas de milhares de mortos ou feridos, sendo o maior choque da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, drones ucranianos atacaram um centro de treinamento na usina nuclear de Zaporizhzhia, sem confirmação da Ucrânia.

Leia mais em infomoney