HOME FEEDBACK

Trump mobiliza Guarda Nacional em Washington e compara capital dos EUA com zonas de guerra

Trump mobiliza Guarda Nacional em Washington D.C. para combater violência, apesar de dados apontarem redução nos crimes. Medidas semelhantes podem ser expandidas para outras grandes cidades americanas.

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira, 11, a mobilização das forças de segurança de Washington sob controle federal, incluindo tropas da Guarda Nacional, devido à presença de "gangues violentas".

Os republicanos alegam que Washington, governada por democratas, apresenta altos índices de criminalidade e pessoas em situação de rua, embora as estatísticas mostrem uma redução nos crimes violentos.

Em coletiva de imprensa, Trump declarou: "Hoje é o Dia da Libertação em Washington D.C. vamos recuperar nossa capital". Ele também mencionou que vai mobilizar os militares "se for necessário", mas não acredita que isso será necessário.

O presidente afirmou que viver na capital é mais perigoso do que em cidades como Bagdá e Cidade do México e criticou a atuação da polícia e dos promotores, alegando que o crime está "totalmente fora de controle".

O plano de mobilização da Guarda Nacional se assemelha às medidas adotadas na fronteira com o México para combater a migração irregular. Trump deseja expandir essa política para outras cidades, como Nova York e Chicago.

Destaca-se que Washington D.C. é um distrito federal, regido por uma lei especial e sob controle direto do Congresso.

Leia mais em exame