Trump mobiliza Guarda Nacional para ‘ajudar a restabelecer a ordem pública em Washington’
Trump ordena controle federal sobre forças de segurança em Washington, alegando aumento da criminalidade. Medidas de mobilização da Guarda Nacional podem ser estendidas a outras cidades governadas por democratas.
Donald Trump anunciou, em 11 de setembro, que colocará as forças de segurança de Washington D.C. sob controle federal e mobilizará tropas da Guarda Nacional, alegando que a cidade está “invadida por gangues violentas”.
Republicanos afirmam que a capital, governada por democratas, apresenta altos índices de criminalidade e pessoas em situação de rua. Contudo, estatísticas oficiais mostram uma redução nos crimes violentos.
“Hoje é o Dia da Libertação em Washington D.C. e vamos recuperar nossa capital”, afirmou Trump em coletiva.
O presidente mobilizou a Guarda Nacional para restabelecer a ordem pública e declararam que enviará militares se necessário, embora tenha relativizado essa possibilidade.
Trump ainda comparou a segurança em Washington com Bagdá e outras cidades, questionando se as pessoas prefeririam viver nesses lugares.
O presidente também criticou a polícia e promotores, afirmando que o crime está “totalmente fora de controle”. O anúncio remete a medidas similares na fronteira com o México para combater a migração irregular.
Além disso, Trump pretende estender essa política a outras cidades, como Nova York e Chicago. É importante destacar que Washington D.C. não é um estado, mas um distrito federal, regido por uma lei especial e sob controle do Congresso.
Com informações da AFP