Trump não descarta voltar a atacar Irã se houver relatos de novo enriquecimento de urânio
Trump não descarta novos ataques a instalações nucleares do Irã se houver novas evidências de enriquecimento. Ele comemora sucesso dos recentes bombardeios e afirma que ambos os lados buscam uma solução para o conflito.
Trump não descarta ataques ao Irã: O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pode voltar a bombardear instalações nucleares iranianas se receber relatórios confiáveis de novo enriquecimento de urânio a “níveis preocupantes”.
Em entrevista coletiva, Trump comemorou os recentes ataques às instalações de Fordow, Isfahan e Natanz, que, segundo ele, resultaram em um acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel, encerrando um conflito de 12 dias e reduzindo as tensões no Oriente Médio. Ambos os países estariam “exaustos” e focados em tentativas de se recuperar.
Trump destacou que as instalações foram “totalmente destruídas” e desqualificou um relatório preliminar que afirmava que o programa nuclear do Irã seria atrasado por seis meses. O presidente acredita que Teerã perdeu o acesso às reservas de urânio enriquecido a 60% e que “nada foi retirado” das instalações atacadas.
Trump também fez um apelo ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei, para que "diga a verdade" sobre os ataques que, segundo ele, causaram danos significativos.