HOME FEEDBACK

Trump nomeia economista de think tank conservador para liderar agência de estatísticas

Trump nomeia E.J. Antoni como novo líder do Bureau of Labor Statistics após demissão controversa. A agência enfrenta críticas pela qualidade de seus dados e desafios na coleta de informações essenciais sobre o mercado de trabalho e a inflação.

Donald Trump anunciou a nomeação do economista E.J. Antoni como novo líder do Bureau of Labor Statistics (BLS) nesta segunda-feira (11).

A indicação acontece dez dias após a demissão de Erika McEntarfer, acusada de manipular dados do mercado de trabalho sem evidências. McEntarfer foi demitida, após o BLS reportar um crescimento de empregos muito abaixo do esperado para julho.

E.J. Antoni, economista-chefe da Heritage Foundation, assume uma agência de 2.300 funcionários em setembro de 2024 e deve ser sabatinado pelo Senado.

Trump afirmou que Antoni garantirá que os números do BLS sejam HONESTOS e PRECISOS. A agência tem sido criticada pela qualidade dos dados que produz, os quais influenciam mercados globais.

Antoni enfrenta desafios como taxas de resposta de pesquisas em declínio e problemas na coleta de dados, impactando as estimativas de criação de empregos e índices de inflação. O BLS já anunciou cortes na coleta de dados devido a uma escassez de pessoal.

Uma pesquisa da Reuters revelou que a maioria dos economistas expressou preocupações sobre a qualidade das estatísticas econômicas dos EUA. Ex-comissários do BLS destacam a falta de crescimento orçamentário da agência.

Leia mais em folha