Trump ordena que governo dos EUA pare de usar cheques de papel
A nova medida do presidente visa modernizar o sistema de pagamentos do governo, eliminando cheques em papel até setembro. A ordem destaca a redução de custos e riscos associados ao uso de pagamentos manuais.
Donald Trump assinou uma ordem executiva nesta terça-feira, 25, visando a digitalização bancária nos Estados Unidos.
A nova diretriz determina que todos os pagamentos do governo sejam feitos de forma digital, suspendendo o uso de cheques em papel a partir de 30 de setembro.
A ordem abrange pagamentos de:
- Benefícios sociais
- Despesas internas do governo
- Restituições de impostos
- Pagamentos a cidadãos
Segundo o documento, "o uso contínuo de pagamentos em papel impõe custos desnecessários; atrasos; e riscos de fraude, pagamentos perdidos e ineficiências."
O aumento nas queixas de roubo de correspondência foi notado desde a pandemia. Cheques do Departamento do Tesouro têm 16 vezes mais chances de serem reportados como perdidos ou roubados em comparação com transferências eletrônicas.
Atualmente, o uso de cheques ainda é comum, inclusive para pagamentos de contas mensais, como aluguel. Alguns serviços públicos apenas aceitam cheques ou ordens de serviço.
A partir de agora, órgãos públicos devem adotar meios digitais, como transferências e cartões de débito e crédito. Os EUA não têm um serviço centralizado como Pix, mas há soluções privadas que permitem transferências instantâneas e sem taxas.