HOME FEEDBACK

Trump pede à Suprema Corte para suspender pagamentos de ajuda externa

Governo Trump busca suspender liminar que ordena a continuidade de pagamentos a organizações de ajuda. A decisão pode impactar bilhões em fundos aprovados pelo Congresso, com prazo de gasto até 30 de setembro.

Governo Trump busca intervenção da Suprema Corte para suspender liminar que exige pagamentos a organizações de ajuda internacional.

O pedido emergencial foi feito em 26 de agosto de 2025, após um painel de juízes da Corte de Apelações do Distrito de Columbia ter decidido, por 2 votos a 1, que a liminar deveria ser anulada.

A liminar, emitida pelo juiz distrital Amir Ali, continua em vigor, e o tribunal não a suspendeu formalmente. Trump havia determinado interrupção de 90 dias na ajuda externa a partir de 20 de janeiro de 2025.

O decreto também propôs reestruturar a USaid, com medidas como licenças para a equipe e possível transferência para o Departamento de Estado.

As organizações Avac e Journalism Development Network entraram com processo afirmando que o congelamento de fundos violava a lei.

No documento à Suprema Corte, o governo Trump argumentou que a liminar envolve dezenas de bilhões de dólares, incluindo cerca de US$ 12 bilhões com prazo até 30 de setembro.

O governo alerta que, sem a suspensão, precisarão gastar esses valores antes da data limite, prejudicando decisões de política externa.

O juiz Ali determinou que o governo Trump deveria pagar quase US$ 2 bilhões em ajuda a parceiros humanitários. A Suprema Corte já havia negado, em março, a solicitação para evitar esses pagamentos.

Leia mais em poder360