Trump pede preço do petróleo baixo diante das tensões com Irã
Trump pede aos produtores de petróleo que evitem aumentos de preços, alertando sobre as tensões no Oriente Médio. A declaração ocorre após os EUA atacarem instalações nucleares iranianas e diante da ameaça do Irã de bloquear o Estreito de Ormuz.
Donald Trump, presidente dos EUA, pediu nesta segunda-feira (23.jun.2025), que os “preços do petróleo se mantenham baixos” e criticou possíveis aumentos devido a tensões geopolíticas com o Irã.
Trump alertou: “Eu estou de olho! Vocês estão fazendo um jogo direto nas mãos do inimigo. Não façam isso!” em seu perfil no Truth Social.
As declarações ocorrem em meio a uma escalada de conflitos no Oriente Médio, após ameaças do Irã de bloquear o Estreito de Ormuz, vital para 20% a 30% da demanda global de petróleo.
- A decisão sobre o bloqueio cabe ao Conselho de Segurança do Irã e ao aiatolá Ali Khamenei.
- Essa tensão seguiu um ataque dos EUA às instalações nucleares iranianas no dia 21.jun.
- Esse cenário já causou alta nos preços do barril de petróleo desde 12 de junho.
A declaração de Trump também serve como um aviso para o setor energético global, especialmente a Opep+ e aliados como Arábia Saudita, para não reduzirem a produção.
Na mesma data, o preço do petróleo recuava 0,62%, cotado a US$ 75,01, após ter chegado a quase US$ 80 na abertura do mercado asiático.