HOME FEEDBACK

Trump pede suspensão de ordem de retorno de homem deportado por engano

Suprema Corte dos EUA recebe pedido de Trump para suspender retorno de imigrante deportado. A decisão gerou polêmica e críticas sobre a abordagem do governo em relação a imigrantes e suas legalidades.

Donald Trump solicitou à Suprema Corte dos EUA, nesta segunda-feira (7), a suspensão de ordem que exige o retorno de um imigrante salvadorenho, Kilmar Abrego Garcia, deportado erroneamente.

A juíza federal Paula Xinis determinou na sexta-feira (4) que o governo trouxesse Garcia de volta até o final do dia. O 4º Tribunal de Apelações recusou-se a suspender essa ordem.

Xinis concluiu que os EUA não tinham autoridade legal para deter e deportar Garcia, que vivia legalmente com uma permissão de trabalho. Ela classificou a deportação como "totalmente contra a lei".

Garcia foi detido em 12 de março pelo ICE e acusado de suposta afiliação a gangues. Uma ordem judicial de 2019 proíbe sua remoção para El Salvador.

O imigrante cumpriu todas as diretrizes de imigração e nunca foi acusado de crimes. Atualmente, está em uma das prisões mais perigosas de El Salvador.

O governo Trump enfrenta críticas e processos relacionados a uma crescente repressão a migrantes. O Departamento de Justiça considera a ordem uma "exagero do Poder Judiciário" e afirma que não podem garantir negociações internacionais.

Enquanto isso, a Casa Branca e funcionários do governo acusam Garcia de ser membro de gangue, mas não há acusações formais. Seus advogados negam as alegações.

Leia mais em folha