HOME FEEDBACK

Trump pode acelerar a consolidação do Brics, diz Luiz Marinho

Ministro do Trabalho destaca que tarifas dos EUA podem impulsionar a integração do Brasil ao Brics. Ele também menciona medidas para proteger empregos afetados e fortalecer o mercado interno.

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o tarifaço de 50% aplicado pelos EUA pode ter efeitos opostos ao esperado. Ele destacou a aceleração da consolidação dos Brics e a diminuição da dependência do dólar.

As declarações foram feitas durante uma live da CUT em 13 de agosto de 2025. Marinho, que não pôde participar ao vivo por conta de uma reunião com o presidente Lula, enviou um vídeo aos sindicalistas.

O ministro comentou: “não devemos nos desesperar com esse ocorrido” e ressaltou que os EUA são um parceiro comercial centenário do Brasil, com redução da dependência em comparação ao 1º governo de Lula.

“Queremos continuar sendo um parceiro forte, mas diminuindo ainda mais essa nossa dependência”, disse Marinho.

O governo estuda medidas para preservar empregos nos setores mais afetados pela tarifa, com um plano de contingência a ser divulgado em breve. Entre as medidas, a compra simplificada de alimentos para escolas, hospitais e outras instituições será implementada.

Marinho enfatizou a necessidade de vigilância em relação ao quadro real das empresas, prevenindo ações oportunistas contra direitos dos trabalhadores. “Muitas podem agir de forma oportunista neste momento”, alertou.

Leia mais em poder360