HOME FEEDBACK

Trump pretende aceitar avião do Qatar como presente, diz mídia dos EUA

Trump planeja transformar um Boeing 747-8 da família real do Qatar em novo avião presidencial. A doação pode ser anunciada durante a visita às nações do Oriente Médio.

Donald Trump, presidente dos EUA, planeja aceitar a doação de um Boeing 747-8 da família real do Qatar para transformá-lo no avião presidencial, conforme reportagens da ABC News e do New York Times.

Trump embarcará na segunda-feira (12.mai.2025) para sua primeira viagem do atual mandato, que incluirá a Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes. A doação pode ser anunciada durante a estada no Qatar.

O Boeing 747-8 da família real do Qatar, com 13 anos, é avaliado em US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões) e possui decoração luxuosa. Trump visitou a aeronave em fevereiro na Flórida.

A ideia é que o avião seja doado à Força Aérea dos EUA para se tornar o Air Force One. Atualmente, o país opera com dois Boeing 747-2, mais antigos e menores.

Embora o governo dos EUA tenha encomendado novos aviões, a entrega foi adiada pela Boeing, com previsão para 2029. Trump pressionou para que a entrega ocorra até 2027.

Os planos incluem que o avião seja transferido em 2029 para a biblioteca presidencial de Trump, permitindo que ele o use após deixar o governo.

Advogados do governo avaliaram que a doação é legal e não configura suborno, pois não exige ações em favor dos doadores ou do governo do Qatar.

Contudo, Ali Al-Ansari, porta-voz do governo do Qatar, afirmou que as informações sobre a doação durante a visita de Trump são imprecisas e que a transferência está em avaliação, sem decisão definida ainda.

Leia mais em poder360