Trump promete medida contra bancos que “discriminam” seus apoiadores
Trump promete agir contra bancos que, segundo ele, discriminam seus apoiadores e cita experiências pessoais com instituições financeiras. Medidas incluem aplicação de leis existentes e penalidades para os infratores, em meio a pressões de grupos conservadores e do setor de criptomoedas.
Donald Trump (Partido Republicano) anunciou, nesta 3ª feira (5.ago.2025), que tomará medidas contra bancos que discriminam seus apoiadores.
Em entrevista à CNBC, o presidente dos Estados Unidos relatou que já teve depósitos recusados em instituições financeiras.
“Eu tinha centenas de milhões... e eles me disseram: ‘Sinto muito, senhor, não podemos tê-lo'”, afirmou Trump.
Ele pretende utilizar a ECOA (lei de igualdade de oportunidades de crédito), leis antitruste e proteção ao consumidor. Bancos infratores poderão enfrentar penalidades monetárias e outras medidas disciplinares.
A iniciativa surge em resposta a reclamações de grupos conservadores e empresas de criptomoedas, que acusam os bancos de exclusão por razões ideológicas. Trump citou o JPMorgan como um exemplo de banco que promove “discriminação”.
O JPMorgan negou fechar contas por motivos políticos e se disse disposto a colaborar com a Casa Branca para “resolver a questão”, de acordo com a Reuters.