Trump quer limitar período de permanência de estudantes e jornalistas
Projeto de Trump visa limitar a permanência de estudantes e jornalistas estrangeiros nos EUA, restringindo a imigração legal. Críticos afirmam que a proposta pode prejudicar o setor educacional e afastar talentos internacionais.
Governo Trump propõe novas restrições à imigração estudantil e jornalística
O governo do presidente Donald Trump apresentou um projeto para limitar o tempo de permanência de estudantes e jornalistas nos Estados Unidos.
Propostas principais:
- Estrangeiros com visto de estudante: não poderão permanecer mais de quatro anos.
- Jornalistas estrangeiros: permanência limitada a 240 dias, podendo solicitar extensões.
Atualmente, vistos são emitidos conforme a duração do programa educacional ou missão jornalística, sem exceder 10 anos.
As novas normas foram publicadas no Registro Federal, abrindo um período de comentários públicos antes de entrarem em vigor.
O Departamento de Segurança Interna afirma que muitos estrangeiros permanecem indefinidamente como "estudantes eternos", representando riscos e custando aos contribuintes. No entanto, não explicou como os cidadãos americanos seriam afetados.
Dados do Departamento do Comércio mostram que estudantes estrangeiros contribuíram com mais de 50 bilhões de dólares à economia dos EUA em 2023, com mais de 1,1 milhão de estudantes internacionais.
Críticas surgiram de grupos acadêmicos, que consideram a medida como um obstáculo desnecessário e um desestímulo para novos estudantes. Miriam Feldblum, presidente de uma aliança sobre Ensino Superior e Migração, afirmou que a proposta desvaloriza as contribuições de talentos internacionais.
As universidades se preparam para o novo ano acadêmico, enfrentando quedas nas matrículas de estudantes estrangeiros devido a políticas do governo Trump.
Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert