Trump receberá Putin quando líder russo desembarcar do avião no Alasca
Cúpula entre Trump e Putin no Alasca pode ser decisiva para a guerra na Ucrânia. Encontro marca a primeira visita do líder russo a território ocidental desde a invasão iniciada em 2022.
Donald Trump se encontra com Vladimir Putin no Alasca nesta sexta-feira (15), conforme informado pelo Kremlin.
A chegada de Putin está marcada para 11h (16h de Brasília) na Base Aérea Elmendorf. Este será o primeiro deslocamento de Putin a território ocidental desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, que resultou em dezenas de milhares de mortos e 20% do território ucraniano sob controle russo.
Trump e Putin terão um encontro a sós, mediado apenas por intérpretes. Em seguida, farão um almoço de trabalho com assessores. A reunião ocorre sob intensa atenção internacional e é considerada crucial para o futuro da guerra.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, espera que Trump convença Putin a encerrar o conflito, reforçando que não aceitará a cessão de territórios ocupados.
Trump, que convidou Putin a se encontrar, afirmou que a reunião servirá para "sondar" intenções e pode ser encerrada rapidamente se não houver progresso. “Se for uma boa reunião, vamos alcançar a paz em breve. Se for ruim, terminará rapidamente”, disse ele.
A escolha do Alasca tem simbolismo histórico, já que foi território russo até a venda para os EUA no século XIX. Para chegar lá, Putin contornou restrições de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.
A cúpula acontece enquanto líderes europeus não querem negociar com a Rússia sem a presença de Kiev. Para Zelensky, o encontro representa uma vitória temporária para Putin, quebrando seu isolamento diplomático.
Com informações da AFP