Trump retira indicação de deputada para embaixadora na ONU
Trump retira indicação de Elise Stefanik para a ONU e mantém foco na Câmara dos Representantes. A decisão visa evitar a perda de cadeiras republicanas em um Congresso com maioria apertada.
Trump retira indicação de Elise Stefanik para a ONU
Nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, o presidente Donald Trump retirou a indicação da deputada Elise Stefanik ao cargo de embaixadora dos EUA na ONU.
Stefanik era a última indicação de Trump aguardando aprovação do Senado, que estava marcada para 2 de abril. O Partido Republicano tem a maioria no Senado (53 a 47).
Com sua retirada, Stefanik continuará como deputada, tendo sido reeleita em 2024 para seu 6º mandato na Câmara dos Representantes.
Um dos motivos da desistência foi evitar a perda de cadeiras na Câmara Baixa, onde os republicanos têm 218 congressistas contra 213 democratas (4 cadeiras estão vagas).
Em caso de vacância, são realizadas eleições suplementares, o que preocupava Trump devido ao controle da governadora Kathy Hochul (Democrata) sobre o processo em Nova York.
Trump, em sua rede social, mencionou que é “essencial manter TODAS as cadeiras republicanas no Congresso” e elogiou Stefanik.
Stefanik, de 40 anos, foi a mulher mais jovem eleita ao Congresso dos EUA em 2014 e se alinhou mais com Trump ao longo dos anos.