HOME FEEDBACK

Trump retira proteção do Serviço Scereto para Kamala

Trump retira proteção do Serviço Secreto de Kamala Harris e de outros ex-oficiais. A decisão gera polêmica e ocorre antes do lançamento do livro da ex-vice-presidente.

Donald Trump retirou a proteção do Serviço Secreto para a ex-vice-presidente Kamala Harris, a partir de segunda-feira (1º). A medida foi assinada na quinta-feira (28) e deve ser lembrada, pois normalmente, ex-vice-presidentes recebem seis meses de proteção após deixar o cargo.

A proteção de Kamala havia sido estendida por um decreto do ex-presidente Joe Biden e terminaria em julho, caso a extensão não tivesse sido concedida.

Uma porta-voz de Kamala expressou a gratidão da ex-vice-presidente ao Serviço Secreto por sua dedicação à segurança.

Trump também suspendeu a proteção de outros ex-integrantes do governo, como John Bolton, Mike Pompeo e Brian Hook. Em março, ele encerrou a proteção dos filhos de Biden, Hunter e Ashley.

A revogação acontece pouco antes de Kamala iniciar uma turnê nos EUA para promover seu livro "107 Days", sobre sua breve campanha à Presidência.

Kamala foi candidata por 107 dias, após Biden retirar-se da corrida, sendo derrotada com 49,9% dos votos e 312 delegados contra 538.

Recentemente, ela anunciou que não concorrerá ao cargo de governadora da Califórnia em 2026, destacando que continuará seu serviço público de outras maneiras.

Kamala nasceu em 1964 em Oakland, filha de imigrantes. Já exerceu diversos cargos eletivos na Califórnia, incluindo senadora e procuradora-geral, antes de assumir a Vice-Presidência.

Leia mais em folha