Trump se antecipa a anúncio oficial e diz que acordo com Reino Unido será 'completo e abrangente'
Acordo comercial entre EUA e Reino Unido é anunciado em meio a pressões econômicas. Trump destaca relação histórica e prevê novos entendimentos comerciais.
Donald Trump anunciou que um acordo comercial com o Reino Unido será "completo e abrangente", prevendo assinatura do pacto ainda hoje.
Em mensagem na plataforma Truth Social, Trump ressaltou a importância do acordo para fortalecer laços entre os países por muitos anos e comentou que esse seria o PRIMEIRO anúncio de vários acordos em negociação.
O presidente destacou que esta quinta-feira seria "um dia muito importante e emocionante", com uma coletiva de imprensa marcada para as 10h (horário do leste dos EUA).
O primeiro-ministro Keir Starmer, considerado um aliado indispensável, também se pronunciou, embora o acordo seja limitado, com o Reino Unido conseguindo tarifas mais baixas sobre automóveis e aço.
Os EUA enfrentam pressões para fechar acordos comerciais devido à sua guerra tarifária, que tem afetado a inflação e potencialmente iniciado uma recessão.
Desde a imposição de tarifas em 2 de abril, altas autoridades americanas têm se reunido com parceiros comerciais. As tarifas incluem:
- 10% sobre a maioria dos países;
- 25% sobre automóveis, aço e alumínio;
- 25% sobre Canadá e México;
- 145% sobre a China.
A indústria automobilística britânica sofreu com tarifas, impactando empresas como a Jaguar Land Rover e Aston Martin. As ações da Aston Martin subiram 8% após anunciar que dividiria custos de tarifas.