Trump se reúne com o novo líder sírio por mais de meia hora em Riad
Trump se reúne com líder sírio e suspende sanções para estabilizar o país. Durante o encontro, o presidente americano incentivou Al Sharaa a normalizar relações com Israel e combater o terrorismo.
Presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, em Riad. O encontro, que durou 33 minutos, marca a primeira interação de líderes dos dois países em 25 anos.
Trump anunciou a suspensão de todas as sanções contra o governo de Damasco, após conversa com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, participou por telefone e elogiou a decisão como "corajosa".
No discurso, Trump afirmou que a suspensão visa estabilizar a Síria após a queda de Bashar al Assad em dezembro. Ele incentivou Al Sharaa a normalizar relações com Israel através dos Acordos de Abraão e a combater o Estado Islâmico.
Al Sharaa reafirmou seu compromisso com os acordos de 1974 com Israel e convidou empresas americanas a investir no setor de petróleo e gás sírio.
Trump expressou otimismo sobre a capacidade de Al Sharaa, que moderou sua retórica ao longo dos anos, em estabilizar a Síria. A Casa Branca ressaltou a importância desse momento para o novo governo sírio.
O príncipe herdeiro foi anfitrião de uma reunião do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) com líderes de vários países, incluindo o emir do Catar e o rei do Bahrein.