HOME FEEDBACK

Trump se reúne com presidente interino da Síria antes de visitar o Catar

Trump busca fortalecer laços com a Síria ao suspender sanções e abrir caminho para investimentos americanos. Ele também expressa interesse em um acordo com o Irã, condicionando a negociação à interrupção do apoio ao terrorismo.

Reunião entre Trump e presidente interino da Síria

O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu nesta quarta-feira (14) com Ahmed al-Sharaa, presidente interino da Síria.

O encontro ocorreu após o anúncio da suspensão de todas as sanções ao país. Trump busca normalizar as relações, apesar de preocupações sobre os vínculos dos líderes sírios com a Al Qaeda.

Durante a reunião, Sharaa convidou empresas americanas a investir no setor de petróleo e gás da Síria. Trump reiterou a promessa de suspender as sanções, afirmando: “As sanções foram realmente paralisantes, muito poderosas. Queremos um Oriente Médio pacífico.”

Além disso, Trump comentou sobre o Irã, expressando o desejo de fazer um acordo, desde que o país "pare de apoiar o terrorismo" e cancele seu programa nuclear.

O primeiro dia da viagem de Trump pelo Golfo incluiu cerimônias luxuosas e acordos comerciais, como um compromisso de US$ 600 bilhões da Arábia Saudita em investimentos nos EUA e US$ 142 bilhões em vendas de armas ao reino.

Trump chegou a Doha, capital do Catar, onde participará de uma visita de Estado com o emir Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani e outros oficiais, sendo que o Catar é um importante aliado dos EUA.

Espera-se que o Catar anuncie investimentos de centenas de bilhões de dólares nos EUA.

Leia mais em valoreconomico