HOME FEEDBACK

Trump sinaliza disposição para reduzir tarifas sobre a China 'em algum momento'

Trump sinaliza disposição em reduzir tarifas sobre a China, destacando a necessidade de retomar negociações comerciais. A situação econômica da China e possíveis acordos podem influenciar o comércio entre as duas potências.

Donald Trump declarou disposição para reduzir tarifas sobre produtos chineses, visando retomar relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Atualmente, Trump impôs tarifas de até 145% sobre importações chinesas, enquanto a China retaliou com tarifas de 125% sobre produtos americanos. Essas tarifas abalaram os mercados e aumentaram os custos de equipamentos industriais e produtos essenciais, como roupas e brinquedos.

Durante uma entrevista ao programa Meet the Press, ele afirmou: “Em algum momento, vou reduzi-las, porque, do contrário, não se conseguiria mais fazer negócios com eles — e eles querem muito fazer negócios”.

O presidente destacou a crise econômica na China, onde a atividade industrial atingiu o pior nível desde 2023. Os novos pedidos de exportação caíram para o menor patamar desde dezembro de 2022, refletindo a queda mais acentuada desde o lockdown de Xangai.

Trump elogiou comentários recentes da China como “positivos” e reiterou que um acordo deve ser justo. A China está avaliando a possibilidade de negociações comerciais com os EUA desde que as tarifas foram anunciadas, indicando que conversas podem estar se aproximando.

Na sexta-feira, as ações nos EUA subiram após esses sinais de Pequim.

Leia mais em o-globo