HOME FEEDBACK

Trump sinaliza disposição para reduzir tarifas sobre a China 'em algum momento'

Trump sinaliza disposição para redução de tarifas sobre a China, enfatizando a necessidade de restabelecer o comércio entre as duas potências. As tarifas elevadas têm impactado negativamente a economia e os mercados de ambas as nações.

Donald Trump manifestou disposição para reduzir tarifas sobre a China, citando que as taxas atuais estão prejudicando o comércio entre as duas maiores economias do mundo.

As tarifas impostas por Trump chegam a 145% sobre importações chinesas, enquanto a China retaliou com 125% sobre produtos americanos. Essas medidas têm abalado os mercados e ameaçado o aumento de preços em produtos essenciais, como roupas e brinquedos.

Em entrevista ao programa Meet the Press, Trump declarou: “Em algum momento, vou reduzi-las, porque, do contrário, não se conseguiria mais fazer negócios com eles — e eles querem muito fazer negócios”.

Ele também ressaltou as dificuldades econômicas recentes na China, apontando a maior queda na atividade industrial desde 2023 e a redução de novos pedidos de exportação ao menor nível desde dezembro de 2022.

Trump elogiou declarações da China como “positivas” e enfatizou que qualquer acordo entre os dois países precisa ser “justo”.

Na sexta-feira, a China indicou que está avaliando a possibilidade de negociações comerciais com os EUA após a implementação das tarifas. O ministério chinês confirmou que “o governo chinês está avaliando isso neste momento”. As ações nos EUA subiram após esses sinais de diálogo.

Leia mais em exame