Trump sinaliza que anunciará escolha do presidente do Fed 'um pouco mais cedo'
Trump considera nomear novo presidente do Fed antes do previsto e tem lista de três ou quatro candidatos em mente. Críticas à gestão atual das taxas de juros refletem sua insatisfação com Jerome Powell e a condução do banco central.
Donald Trump anunciou que pode nomear o próximo presidente do Federal Reserve (Fed) "um pouco mais cedo" e tem apenas três ou quatro candidatos em mente para substituir Jerome Powell.
Durante um evento no Kennedy Center, afirmou: "Nomearei um novo presidente em algum momento nos próximos... estou pensando em fazê-lo um pouco mais cedo. Todos os candidatos são bons."
No entanto, Trump criticou Powell pela decisão de manter as taxas de juros estáveis e sugeriu sua renúncia, até ponderando se deveria demiti-lo antes do final do mandato em maio.
Aproximar a sucessão enquanto Powell ainda está no cargo pode criar um "Fed paralelo", aumentando a incerteza para investidores.
Embora Trump mencione uma lista curta, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, indicou que até 11 candidatos estão sendo considerados.
Trump intensificou a pressão nos últimos dias, incluindo a ameaça de processar Powell por gestão inadequada da sede do Fed, citando custos de juros altos como um problema, afirmando que deveriam ser "três ou quatro pontos percentuais mais baixos".
Além disso, criticou Powell, alegando que ele prejudica empresas e consumidores com altas taxas de empréstimos e se referiu a ele como "incompetente".
Dados recentes mostraram recuperação na inflação subjacente, mas a possibilidade de um corte nas taxas pelo Fed em setembro aumentou com a contenção nos preços dos produtos.