HOME FEEDBACK

Trump sobe para 50% taxa das importações de metais canadenses

Trump impõe tarifas adicionais sobre importações do Canadá em resposta a impostos sobre eletricidade. O primeiro-ministro de Ontário critica a medida e promete resistência à guerra comercial.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou uma tarifa adicional de 25% sobre importações de aço e alumínio do Canadá, somando um total de 50%, com início em 12 de março de 2025.

A decisão é uma retaliação ao Estado de Ontário, que implementou um imposto de 25% sobre exportações de eletricidade para os EUA. Trump declarou emergência nacional sobre a eletricidade ameaçada, buscando ações rápidas contra o Canadá.

Anteriormente, Trump havia imposto uma tarifa de 25% sobre produtos canadenses para enfrentar o que chamou de “invasão” de drogas e imigrantes ilegais. Embora a taxação devesse entrar em vigor em 2 de abril, foi suspensa.

Na mesma postagem, Trump ameaçou "aumentar substancialmente" as tarifas caso o Canadá não eliminasse tarifas consideradas abusivas, como a tarifa de 250% a 390% sobre produtos lácteos dos EUA.

Trump também sugeriu que o Canadá se tornasse o 51º Estado dos EUA, permitindo a eliminação total das tarifas. Ele mencionou que, com essa união, teríamos "a nação mais segura e mais bonita do mundo."

Em resposta, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, afirmou que o Canadá não irá recuar e criticou as tarifas de Trump, afirmando que elas estão causando caos nos mercados e pedindo um acordo de comércio justo.

Leia mais em poder360