Trump sofre primeira derrota eleitoral após votação para Suprema Corte de Wisconsin
Derrota em Wisconsin marca um revés significativo para Trump, enquanto os republicanos celebram vitórias na Flórida. A disputa na Suprema Corte do estado reflete a intensa polarização política e os altos gastos de campanha.
Wisconsin desferiu golpe ao governo Trump na terça-feira (1) com a eleição da juíza Susan Crawford, apoiada pelos democratas, para a Suprema Corte do estado. O candidato de Trump, Brad Schimel, foi derrotado, apesar do suporte financeiro significativo de Elon Musk.
Trump celebrou, no entanto, a vitória em duas eleições parciais para a Câmara de Representantes na Flórida, mantendo as cadeiras para o Partido Republicano. “Hoje, os moradores de Wisconsin se defenderam de um ataque sem precedentes à nossa democracia”, disse Crawford.
Na Flórida, Trump destacou as “amplas” vitórias, mas não comentou a derrota de Schimel para Crawford. Musk, que também não reagiu à derrota, focou em um referendo que obriga os eleitores a apresentar documento de identidade para votar, considerando isso uma grande vitória.
A campanha pela Suprema Corte de Wisconsin foi a mais cara da história dos EUA, com mais de 90 milhões de dólares gastos. Schimel e seus apoiadores investiram 53,3 milhões de dólares, enquanto Crawford e seus aliados gastaram 45,1 milhões de dólares.
Trump, já em seu segundo mandato, tem enfrentado desafios e, apesar de uma queda na popularidade, não havia testes eleitorais até agora. Os democratas, por outro lado, enfrentam dificuldades desde a perda da presidência e da maioria no Congresso em novembro.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira