Trump suspende restrições de software para China
A revogação das restrições de exportação sinaliza um avanço nas relações comerciais entre EUA e China. Com isso, grandes empresas de software de design de chips começam a normalizar suas operações no mercado chinês.
Governo dos EUA suspendeu restrições às exportações de software de design de chips para a China após acordo comercial entre Washington e Pequim, anunciado na quinta-feira (3.jul.2025) pela CNN.
Empresas como Synopsys, Cadence e Siemens, que dominam 70% do mercado chinês de Automação de Design Eletrônico (EDA), foram notificadas sobre a revogação.
A decisão faz parte de um pacto comercial maior, onde os EUA eliminaram restrições sobre software de chips e etano, enquanto a China se comprometeu a permitir exportações de terras raras para os norte-americanos.
A China controla 90% do processamento global de terras raras, essenciais para diversas indústrias. Em 2022, cerca de 50% das exportações de etano dos EUA foram destinadas à China.
A Synopsys está avaliando o impacto da nova situação em seus negócios. A Siemens já restaurou o acesso ao software e retomou operações na China. A Cadence também trabalha para restabelecer acesso ao software.
Além disso, o governo Trump enviou uma carta para revogar restrições de exportação de etano, que haviam interrompido embarques para a China. Em abril, Pequim tinha imposto novos requisitos de licenciamento nas exportações de minerais de terras raras como resposta às tensões comerciais.