Trump: Tarifa uniforme para importações seria inédita nos EUA, diz pesquisadora da GV
Nova estrutura de tarifas dos EUA gera incertezas sobre impacto nas importações. Especialistas analisam como a proposta pode afetar o comércio internacional e as relações comerciais com o Brasil.
Anúncio de alíquotas sobre importação pelo presidente dos EUA, Donald Trump, levanta dúvidas. A pesquisadora Lia Valls do FGV Ibre comenta sobre a possibilidade de uma tarifa uniforme para todas as importações, algo inédito na história americana.
No pronunciamento, Trump mostrou uma tabela com a média de impostos de importação de outros países, referente à “taxa combinada de todas as tarifas, barreiras não monetárias e outras formas de trapaça”.
Lia Valls questiona se essa média será aplicada uniformemente a todos os produtos. Ela sugere que poderia haver diferenciação para atingir a média.
As tarifas apresentadas por Trump são aproximadamente a metade da média de outros países. Ele justifica que “isso é porque somos gentis”.
Para o Brasil, a tarifa total é de 10%, a mesma média aplicada pelo país contra os EUA. Trump anunciou que a taxa mínima será essa.
Valls ressalta que produtos como aço e alumínio já estão sujeitos a tarifas superiores, de 25%, desde o decreto de fevereiro.