Trump telefona a Putin para discutir cessar-fogo na Ucrânia
Trump contata Putin em busca de solução para a guerra na Ucrânia, mas resultados ainda são incertos. A Rússia expressa sua disposição por negociações diplomáticas, apesar de continuar os ataques em solo ucraniano.
Presidente dos EUA, Donald Trump, telefonou para Vladimir Putin (Rússia) na segunda-feira (19) em busca de encerrar a guerra na Ucrânia.
Durante sua campanha, Trump prometeu terminar o conflito em 24 horas, mas não obteve resultados após quatro meses.
Segundo um funcionário anônimo da Casa Branca, a ligação tinha como objetivo “ver esse conflito chegar ao fim”. Trump está “cansado e frustrado” com ambos os lados.
A Rússia classificou a conversa como “importante” e expressou preferência por resolver o conflito de forma diplomática, apesar de recente ataque à Ucrânia.
Delegações da Rússia e Ucrânia se reuniram na Turquia na semana passada, mas sem acordo de cessar-fogo. Ambas as partes concordaram em trocar 1.000 prisioneiros.
Trump planeja conversar também com Volodimir Zelensky (Ucrânia) e autoridades da Otan para buscar um cessar-fogo.
Zelensky reiterou um “cessar-fogo total e incondicional”.
A Ucrânia e aliados europeus enfatizam a necessidade de novas sanções contra a Rússia e pedem que Putin leve as negociações a sério.
Após a declaração de Trump, líderes do Reino Unido, França, Alemanha e Itália discutiram a questão em uma conversa telefônica no domingo, com foco no cessar-fogo e nas sanções.
A Rússia reportou o controle de Sumy e Donetsk e o lançamento de 112 drones sobre a Ucrânia, dos quais 76 foram repelidos.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira