HOME FEEDBACK

Trump tem falas racistas e persegue imigrantes, diz Edinho Silva

Edinho Silva critica a ascensão do fascismo sob liderança de Trump e destaca a importância de alianças políticas para 2026. O presidente do PT alerta para perigos autoritários e reafirma compromisso com a democracia no Brasil.

Edinho Silva, presidente nacional do PT, criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, chamando-o de “maior líder fascista deste século”, em entrevista à RedeTV na 5ª feira (14.ago.2025).

Ele comparou as ações de Trump a líderes da 2ª Guerra Mundial. Edinho expressou preocupação com a ascensão do fascismo e a perseguição a imigrantes, afirmando: “Algo semelhante ao que vivenciamos no período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial”.

O presidente do PT criticou declarações de Trump sobre anexação de territórios, comparando-as a práticas medievais: “É uma coisa bárbara”.

Edinho também se referiu à violência diplomática causada pelo governo Trump, afirmando que o Brasil vive “talvez a maior violência diplomática da sua história”.

Em relação às eleições de 2026, enfatizou a necessidade de formar alianças para garantir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deseja repetir o cenário do 2º turno de 2022, mobilizando forças democráticas contra o risco do autoritarismo.

Além disso, Edinho disse que “os indícios indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem envolvimento com uma tentativa de golpe”, mencionando planos de assassinato contra Lula, o vice-presidente e o presidente do TSE.

Edinho Silva assumiu a presidência do PT em 3 de agosto e apresentou os novos membros do diretório do partido.

Leia mais em poder360