Trump vê “grande chance” de paz na Ucrânia após conversa com Putin
Trump vê possibilidade de paz na Ucrânia após conversa com Putin e pede proteção a soldados ucranianos. Estados Unidos buscam um cessar-fogo de 30 dias, com a Ucrânia já concordando com a proposta.
Trump fala em paz na Ucrânia após conversa com Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou nesta 6ª feira (14.mar.2025) que existe "uma grande chance" de paz na Ucrânia, após uma conversa "ótima e produtiva" com o presidente da Rússia, Vladimir Putin (independente), na 5ª feira (13.mar).
Trump, em sua publicação na Truth Social, pediu à Rússia que poupe as vidas de soldados ucranianos "completamente cercados" pelo Exército russo na região de Kursk, destacando que a morte desses militares seria "um massacre horrível" não visto desde a 2ª Guerra Mundial.
Os Estados Unidos estão tentando convencer a Rússia a aceitar um cessar-fogo imediato de 30 dias. A Ucrânia já concordou com a proposta dos EUA.
Putin, por sua vez, apoiou o acordo, mas ressaltou que ele deve trazer "uma paz duradoura" e que ainda há muitas questões "técnicas" a serem resolvidas. Ele defendeu que a proposta deve "remover as causas originais da crise" que levaram à guerra, e que os custos da trégua para a Rússia não foram abordados.