Trump visita o Texas para avaliar danos das enchentes devastadoras
Trump visita o Texas após inundação devastadora, enquanto polêmicas sobre a resposta governamental à crise ganham destaque. Em meio a críticas sobre cortes orçamentários e atrasos em alertas, o presidente reafirma seu apoio às famílias das vítimas.
Donald Trump chegou ao Texas nesta sexta-feira (11) para visitar áreas devastadas por inundações que deixaram ao menos 120 mortos. Há, ainda, 170 desaparecidos após o desastre ocorrido em 4 de julho.
O condado de Kerr foi o mais atingido, com 96 vítimas fatais, incluindo 36 crianças. Trump afirmou que “o que aconteceu é algo horrível” e que estaria com as famílias das vítimas.
A visita de Trump ocorre amid polêmica sobre a resposta à catástrofe e os cortes orçamentários no Serviço Nacional de Meteorologia e na Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA). Ele evitou comentar sobre o impacto de suas decisões na gestão da crise.
A chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, defendeu a atuação como “rápida e eficiente”, mas a CNN relatou atrasos nas operações de resgate devido a novas normas que cortam gastos.
O xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, recebeu o alerta às 4h, mas a autorização para os alertas de emergência foi atrasada, fazendo com que alguns moradores recebesse as mensagens até seis horas depois.
Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira