Trump volta a ameaçar o Brics e diz que bloco ‘acabará rapidamente’ se avançar com moeda própria
Trump ameaça impor tarifas aos países do Brics se avançarem na criação de moeda comum. Reforçando a defesa do dólar, ele critica a união dos integrantes do bloco e ironiza a cúpula realizada no Brasil.
Trump ataca o Brics e ameaça com tarifas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou sua oposição ao Brics nesta sexta-feira (18). Ele anunciou a possibilidade de uma tarifa de 10% para países do bloco, se eles prosseguirem com a criação de uma moeda comum para substituir o dólar em transações internacionais.
Durante um evento sobre criptomoedas, Trump acusou o Brics de tentar enfraquecer a liderança global da moeda americana e expressou sua insatisfação ao afirmar: "Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, fiquei muito, muito chateado."
Embora não tenha detalhado as medidas, ele reafirmou seu compromisso em manter a hegemonia do dólar. A declaração vem logo após a cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que contou com representantes de países emergentes, incluindo Brasil, Rússia, China e Índia.
Trump também fez uso de sua rede social, o Truth Social, dizendo que "qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política."
O Brasil defende a proposta de uma moeda comum, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ameaças de Trump, classificando-as como "irresponsáveis" e "pouco sérias".