HOME FEEDBACK

Trump volta a atacar presidente do Fed: “Já passou da hora de Powell sair”

Trump intensifica críticas ao presidente do Fed, Jerome Powell, pedindo sua saída após a divulgação de relatório sobre a economia. Enquanto isso, os mercados mantêm estabilidade diante das tensões políticas.

Trump critica Powell e pede sua saída do Federal Reserve

Nesta quinta-feira (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a atacar publicamente Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Trump afirmou que “já passou da hora de Powell sair”, em um post na rede Truth Social.

A crítica ocorre em meio à pressão de Trump para que o banco central reduza as taxas de juros. Ele mencionou que o Fed deveria ter atuado de forma mais agressiva, similar ao Banco Central Europeu (BCE), que deve anunciar um corte em breve.

No último mês, o Fed promoveu um corte de 0,5 ponto percentual, mas desde então mantém as taxas estáveis. A próxima reunião está agendada para maio.

A declaração de Trump seguiu um discurso de Powell no Economic Club de Chicago, onde o presidente do Fed alertou sobre as tarifas comerciais impostas pelo governo, que podem desacelerar a economia e impactar a inflação. Powell destacou que essas tarifas foram “significativamente maiores do que o previsto”.

Ele reafirmou a independência do banco central, afirmando: “Nunca seremos influenciados por qualquer pressão política”.

Mesmo com os ataques de Trump, os mercados mostraram estabilidade. O índice futuro do S&P 500 subia 0,4%, e o rendimento do Treasury de 10 anos avançava 0,03 ponto percentual, atingindo 4,31%.

Leia mais em infomoney